Meias viram cobertores em ação social de estudantes em São Caetano

31 jul 2025

Alunos da EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer, no Bairro Oswaldo Cruz, em São Caetano do Sul, participaram de uma ação social de doação de meias que serão transformadas em cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao todo, a escola doou 1.520 pares de meias.

A ação foi realizada dentro do contexto da Gincana Estudantil, promovida pela escola para valorizar o espírito coletivo e social dos estudantes. A doação de meias foi feita em parceria com a empresa Puket, que tem o projeto Meias do Bem.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da escola com a parceria da Unesco e a formação cidadã de seus estudantes, promovendo valores como empatia, responsabilidade social e solidariedade. Destaca-se, nesse processo, o papel fundamental do Grêmio Estudantil, que ao longo do ano tem se mostrado um agente ativo na proposição e execução de campanhas de cunho social”, disse Edgar Casado Barreta Souza, diretor da EMEFM Oscar Niemeyer.

A participação no projeto Meias do Bem, da Puket, não foi a única ação social promovida dentro da escola. Neste ano, a direção promoveu campanha de arrecadação de agasalhos, acompanhada da produção de vídeos informativos para as redes sociais para sensibilizar a comunidade. Também foram desenvolvidas campanhas de coleta de tampinhas plásticas e de lixo eletrônico, incentivando a responsabilidade ambiental e a destinação correta desses materiais.

Outras ações, com o Grêmio Estudantil da escola à frente, envolvem iniciativas de conscientização contra o bullying, combate à violência contra a mulher, enfrentamento ao racismo e importância da inclusão.

“Tais ações têm como objetivo principal que a EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer não apenas promova uma educação de qualidade, mas também invista na formação de sujeitos conscientes de seu papel na sociedade, capazes de agir de forma ética, crítica e transformadora.

Raphael Rocha (MTb 62.086)
31/7/25
Foto: Divulgação/PMSCS