Prefeitura de São Caetano reformula Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva para ampliar acolhimento na rede municipal

19 ago 2025

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Educação, reestruturou o NAEI (Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva) para que, com uma nova estrutura organizacional, o departamento transcenda as ações voltadas exclusivamente à educação especial e reafirme o compromisso com a promoção da diversidade e inclusão através de políticas públicas mais abrangentes. 

Com protagonismo maior, o NAEI ampliou a atuação na educação inclusiva abrangendo outras agendas e, em conjunto, reforçou e aprimorou as ações para atividades já desenvolvidas. Esse processo passa por formação profissional, escuta ativa (do corpo docente e das famílias) e apoio na rotina no desenvolvimento dos projetos.

Um dos marcos dessa nova abordagem foi a recente consulta pública realizada em junho, que abriu diálogo sobre dois documentos estratégicos: as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e os Protocolos de Enfrentamento ao Racismo nas Escolas. Esses materiais buscam legitimar práticas pedagógicas inclusivas e propor ações concretas para superar o racismo, promovendo transformações na cultura das escolas do município.

“Acreditamos que a educação deve ser capaz de reconhecer as diversidades sociais, raciais, de condição de deficiência, culturais, entre outras promovendo a igualdade de direito e combatendo qualquer forma de discriminação. Trabalhamos intensamente para construir um sistema educacional apoiado nos direitos humanos, na equidade e no respeito às diferenças”, destacou Patrícia David, articuladora do NAEI de São Caetano do Sul.

No primeiro semestre, houve formação com as equipes gestoras das unidades escolares e com mais de 1.200 profissionais de apoio que atuam na educação especial a serviço de uma educação inclusiva (cuidadores e auxiliares da primeira infância), com ações junto às crianças e os estudantes para construção de uma cultura educacional inclusiva. Outra temática abordada nas formações foi o Cuidar para Educar que tem como objetivo acolher e desenvolver a escuta ativa e afetiva dos profissionais da educação potencializando a humanização das relações no âmbito escolar.

Raphael Rocha (MTb 62.086)
19/8/25
Foto: Divulgação/PMSCS